14.11.11

La Belle Époque | Moda do Século XX

Ostentação e suntuosidade, luxo e glamour, beleza e extravagância, essas são palavras que podem definir o período que vai da década de 1890 até o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. Chamada de Era Eduardiana - Edward VII, filho da rainha Victória tornou-se rei em 1901 -  o período ficou mais conhecido como La Belle Époque, devido a predominância da língua francesa na época.  


Como característica da época, tudo era feito em maior quantidade que o necessário, privilegiando a forma e esquecendo-se completamente do conforto. A peça do vestuário feminino que mais caracteriza essa fase é o Espartilho.

 
Concebido como uma peça que proporcionava uma postura “saudável”, pois, através de uma pressão acentuada sobre o abdômen, fazia com que o corpo ficasse extremamente rígido, levantando o busto e jogando os quadris para trás. 

 A Indumentária do início do século XX

As saias eram lisas sobre os quadris e se abriam em direção ao chão em forma de sino. Do decote jorravam verdadeiras cascatas de renda e babado. Os cabelos eram normalmente presos no alto da cabeça e o inseparável chapéu se projetava para a frente da cabeça, como se fosse uma tentativa de equilibrar o peso da figura. À noite, os vestidos apresentavam decotes generosos, contrastando com  o corpo totalmente coberto durante o dia. Isso tudo sem mencionar as plumas, usadas nos chapéus ou em volta do pescoço. 


 Outra característica da época eram as cores, que refletiam o grande otimismo daqueles que tinham muito dinheiro para gastar. Predominavam os tons pastel de rosa e azul-claro ou malva ou preto com pequenas lantejoulas pregadas em toda a roupa. Os tecidos mais usados eram crepe de chine, satin, chifon, musseline e tule. Muitos vestidos de cetim era bordados com motivos florais ou pintados à mão. A blusa era uma confecção requintada, toda adornada com pregas e entremeios. O bolero era extremamente popular, com mangas justas nos punhos e compridas o suficiente para cobrir até a metade das mãos.


Outro aspecto do período era a importância dos trajes com corte masculino. As jovens que começavam a procurar um lugar no mercado de trabalho tornavam inviável o uso de roupas complicadas. As mulheres mais abastadas usavam esses trajes em viagens ou no campo.

A partir de 1908 a silhueta da mulher começou a ser redesenhada. O busto já não era tão empurrado para frente, nem os quadris para trás. Os chapéus ficaram maiores, fazendo com que os quadris ficassem menos evidentes, efeito que era reforçado pelo elegante vestido “império”.  

Por volta de 1910 houve uma mudança fundamental nas roupas femininas. Houve uma onda de orientalismo: as cores ficaram fortes, até exageradas, mas a sociedade as adotou com entusiasmo, abandonando as cores pastéis predominantes até então. No lugar dos corpetes entraram os drapeados  suaves. As saias ficaram cada vez mais estreitas na barra, até que por volta de 1910, as saias se tornaram afuniladas, o que fazia com que as mulheres dessem passos cada vez menores. O aspecto era de escravas de harém do oriente. 

 Algumas mulheres usavam calças típicas de harém, visíveis sob a barra da saia, o que era sinal de extrema ousadia na época. À medida que a saia estreitava, o chapéu tinha o seu tamanho aumentado, fazendo com que o aspecto de triângulo com base para baixo, típico do séc. XIX, ficasse totalmente invertido. Nesse período as rendas foram substituídas por botões pregados em lugares inusitados.

 
Em 1913 os vestidos deixam de ter golas que vão até as orelhas e o decote em V passa a ser usado no dia a dia. Muitos consideraram esta mudança como exibição indecente e os médicos consideraram um perigo à saúde. “Blusa pneumonia”, eles diziam, à pobre blusa com decote V.

Pouco antes do início da I Guerra Mundial houveram outras modificações na linha geral da vestimenta feminina, mas essas ficam para o próximo post! :)

5 comentários:

  1. Um dos sonhos da minha vida é um espartilho de verdade, daqueles antigos. Acho que coisa mais incrível desse mundo.

    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. nossa eu ameeeei esse post! adore saber mais sobre esse assunto que sempr eme encanta hahahaha , adoro saber as transformações da moda ao longo do tempo ! Amei amei e mal posso esperar pelo proximo post .

    Ps.: adorei o seu cabelo ruivo , ficou muito perfeitão haha
    passa no meu blog também?
    http://braziliandiamond.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ai ai, Belle Époque...já leu Chérie, da Collete?

    www.magicgazelle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. beautiful photos.


    Stop by & enter my Shabby Apple Giveaway!

    ResponderExcluir
  5. Fabuloso...sou apaixonada pelo vitoriano e a belle epoque.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...